Na última quarta-feira (17), as mães atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ilhabela participaram de um encontro com psicólogos da Rede Municipal de Saúde
voltado para a reflexão sobre temas relacionados à saúde mental. Durante todo mês de setembro, os psicólogos da
Secretaria de Saúde estão promovendo encontros com a comunidade, como parte da campanha Setembro Amarelo.
O material destaca a importância da empatia e do respeito ao próximo, com instruções sobre como identificar e auxiliar pessoas que estejam precisando de ajuda. No dia a dia, ações simples como estar presente na vida de alguém com problemas, escutar sem julgar, oferecer um abraço e dar bons conselhos podem desenvolver o sentimento de esperança ao necessitado de apoio psicológico.
A iniciativa também recomenda a procura pelos órgãos de saúde responsáveis pelo tratamento psicológico e psiquiátrico. Após o encontro, o grupo de mães participou de uma roda de conversa em que puderam interagir e compartilhar experiências, oferecendo apoio umas às outras.
Sobre o Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é o nome dado à campanha de prevenção ao suicídio, que ocorre anualmente ao longo do mês de setembro e tem suas origens em 2003, ano em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A cor amarela é uma referência à mobilização feita nos Estados Unidos após a morte de Mike Emme, de 17 anos, no ano de 1994. O jovem era muito habilidoso e havia restaurado um automóvel Mustang 68, que foi pintado de amarelo.
Durante o velório, os familiares de Mike distribuíram cartões com fitas amarelas com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda”. A ação resultou na campanha de prevenção ao suicídio, que adotou o laço amarelo como símbolo.
No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) foi a responsável pelo início da campanha, junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização à Vida (CVV). A mobilização nasceu com a missão de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.