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Secretarias / Departamentos
Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos
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Secretaria de Assuntos Jurídicos

A Secretaria de Assuntos Jurídicos, órgão da Administração Municipal Direta, tem por atribuições:

  • Defender e representar, em juízo ou fora dele, os direitos e interesses do Município, inclusive dos órgãos da administração direta;
  • Organizar, numerar e manter, sob sua responsabilidade, os originais de Leis, decretos, portarias e outros atos normativos expedidos ou sancionados pelo Prefeito;
  • Programar, organizar, executar e avaliar as atividades de consultoria e assessoramento jurídico ao Prefeito e aos órgãos municipais da administração direta;
  • Dar suporte ao Prefeito na elaboração das mensagens à Câmara Municipal;
  • Redigir projetos de Leis, justificativas de vetos jurídicos, decretos, regulamentos, contratos, convênios;
  • Propor ao Prefeito medidas de caráter jurídico reclamadas pelo interesse público;
  • Realizar e divulgar interpretações da Constituição, das Leis e demais atos normativos, a serem uniformemente seguidas pelos órgãos e entidades do Município;
  • Estruturar, unificar e coordenar o sistema de assessoria e consultoria jurídica do conjunto de Secretarias e órgãos da Administração Municipal, garantindo a correta aplicação das Leis;
  • Em coordenação com a Secretaria de Gestão Financeira, proceder à execução judicial da dívida ativa de natureza tributária e não tributária do Município ou de quaisquer outras dívidas que não forem liquidadas nos prazos legais;
  • Prestar orientação jurídica ao Prefeito nas atividades relativas às licitações;
  • Assessorar juridicamente o Prefeito nas desapropriações, aquisições e alienações de imóveis;
  • Propor medidas de caráter jurídico que visem proteger o patrimônio dos órgãos da administração direta;
  • Coordenar as atividades de assistência judiciária na defesa do consumidor e nos canais de atendimento a reclamações e orientações gerais ao cidadão, visando garantir seus direitos enquanto consumidor;
  • Exarar pareceres prévios em licitações e sobre questões técnico-jurídicas;
  • Desempenhar todas as demais atividades afins determinadas pelo Prefeito.

A Secretaria de Assuntos Jurídicos apresenta a seguinte estrutura:

   I - Secretaria Adjunta;
   II - Assessoria;
   III - Diretoria de Execução Fiscal;
   IV - Diretoria Jurídica e de Gestão Administrativa Extrajudicial;
   V - Diretoria de Atos Normativos;
   VI - Procuradoria Geral do Município.
Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ilhabela, Rua Prefeito Mariano Procópiode Araújo Carvalho, 86 - Perequê, Ilhabela - SP, 11633-074
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