A iniciativa mobilizou moradores, voluntários e diversas secretarias municipais, reforçando a importância da preparação comunitária antes do período de chuvas
A Prefeitura de Ilhabela realizou, no sábado (18), um simulado de evacuação para situações de deslizamento de terra no bairro do Camarão. A ação, organizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança por meio da Defesa Civil em parceria com diversas secretarias municipais e órgãos de segurança, contou com a participação de moradores, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa de Estudos.
O objetivo do exercício foi treinar equipes e comunidade para atuarem de forma rápida e coordenada em casos de emergência, de modo a garantir mais segurança à população que vive em áreas suscetíveis a deslizamentos, especialmente durante o período de chuvas intensas.
O prefeito Toninho Colucci acompanhou de perto o simulado e destacou a importância da preparação conjunta. “Estamos aqui realizando uma simulação de deslizamento de terra. É um momento importante para treinar tanto as nossas equipes quanto os moradores para um possível evento que, esperamos, nunca aconteça. Mas é fundamental estarmos preparados. Parabéns a todos os envolvidos, às secretarias e à Defesa Civil por essa iniciativa”, afirmou.
O secretário de Mobilidade Urbana e Segurança, Lucas de Oliveira, ressaltou que a ação faz parte de um conjunto mais amplo de políticas de prevenção. “Nosso trabalho envolve também o combate à ocupação irregular em áreas de risco. Quando atuamos para remover construções irregulares, nosso foco é proteger vidas. Todos lembram da tragédia ocorrida há dois anos na cidade vizinha, que tirou centenas de vidas. Não queremos que isso se repita em Ilhabela. Por isso, esse tipo de simulado é essencial: conscientiza e capacita moradores para agir corretamente em situações de emergência”, destacou.
O evento também contou com a presença do 1º sargento Everton Lopes, que representou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo. “Nós acreditamos que conhecimento é poder. Simulados como esse permitem testar ações de resposta e preparar equipes e comunidade antes do período crítico de chuvas. Parabéns à Prefeitura de Ilhabela e a todos os órgãos envolvidos pela iniciativa”, elogiou.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini, lembrou que a prevenção começa com o controle do uso do solo. “Quando fiscalizamos e combatemos ocupações irregulares estamos protegendo vidas. Vivemos um momento em que os eventos climáticos extremos estão mais frequentes e intensos, como vimos recentemente em São Sebastião. Trabalharmos juntos — poder público, Câmara e comunidade — é fundamental para evitar tragédias”, destacou.
Entre os presentes estavam ainda o subtenente Paulo, diretor da Defesa Civil de Ilhabela; a vereadora Nancy Zanato; representantes da Polícia Militar; o Corpo de Bombeiros, com a presença do cabo Sinval; equipes do SAMU; a secretária adjunta de Desenvolvimento e Inclusão Social, Maria Aparecida Piedade, com sua equipe; os vereadores Anísio de Oliveira e Manuh Junior; além do Departamento de Trânsito e do Centro de Referência Animal (CRA), que levou dois cães voluntários disponíveis para adoção.
Moradores e voluntários participaram ativamente do simulado. Um dos voluntários destacou a importância de estar preparado: “Eu acho importante essa ação por conta de não pegar ninguém desprevenido, com as equipes de segurança e mobilidade preparadas para todas as ocasiões. É muito importante tanto para a equipe quanto para a população de Ilhabela. O tempo é uma coisa que a gente não pode controlar, então é sempre bom estar prevenido e preparado”, disse Alex Francelino Santos, estudante de Educação Física e bolsista do Programa Bolsa de Estudos.
Como foi o simulado
A atividade teve início com a simulação de um deslizamento de terra, atendido pelo Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil. Em seguida, foi feita a evacuação dos moradores, que foram orientados pelas equipes a seguir até o ponto de embarque, de onde um ônibus de apoio os levou até a Escola Paulo Renato Costa Souza, ponto de encontro seguro.
Na escola, foram realizados atendimentos simulados de saúde e assistência social. Ao final, foi oferecido um café aos participantes, momento em que moradores puderam apresentar sugestões e avaliações sobre a ação.
Esse foi o segundo simulado de evacuação realizado em Ilhabela em 2025 — o primeiro ocorreu no bairro do Reino. A iniciativa faz parte das ações preventivas da Prefeitura para que, em casos reais de emergência, a população esteja orientada e protegida.