Na última sexta-feira (25), os secretários, diretores e coordenadores da Prefeitura de Ilhabela participaram de uma formação sobre os
riscos psicossociais no ambiente de trabalho, em consonância com a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio do setor de Medicina do Trabalho – DGP, ligado à
Secretaria de Administração, comprometida com a saúde e o bem-estar dos servidores.
O evento ocorreu no auditório do Paço Municipal e foi dividido entre o período da manhã e da tarde, com a participação de cerca de
120 servidores em cargos de liderança. O principal objetivo foi proporcionar um espaço de troca de informações e experiências, voltados para o pleno atendimento às novas exigências legais que regem a saúde do trabalhador, com ênfase na
prevenção e controle de riscos ocupacionais, especialmente os de natureza psicossocial.
“Não se trata apenas da saúde mental individual, mas de como o ambiente, a cultura, a comunidade e os vínculos afetivos impactam o bem-estar de uma pessoa”, ressaltou o secretário municipal de Administração Edilson Cesar dos Santos.
A NR-1 atualizada estabelece que todas as instituições devem implementar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a qual inclui a identificação e avaliação de fatores psicossociais, como estresse, assédio moral, conflitos interpessoais e sobrecarga mental. A medida reforça a importância de um ambiente laboral mais saudável, seguro e produtivo.
A formação contou com a participação de profissionais renomados em suas áreas de atuação: a Dra Juliana Block, especialista em Auditoria em Saúde; Dr. Samuel Barbosa, psicólogo com foco em desenvolvimento humano e bem-estar; Dra. Leila Bengnossi, psicóloga especializada em apoio emocional e Psicologia da Saúde; Vinícius Ferreira de Carvalho, procurador do município e mestre em Mudança Social e Participação Política; Petrônio Pereira Gomes de Sá, controlador geral de Ilhabela e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades; e Diego Lima, engenheiro com especialização em Higiene Ocupacional, Ergonomia e Engenharia de Segurança do Trabalho.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhabela e o Prefeito Toninho Colucci reafirmam seu compromisso com a valorização dos servidores públicos, o cumprimento da legislação trabalhista e a promoção da saúde mental no ambiente institucional.