Em alusão à campanha Setembro Amarelo, na última terça-feira (30) cerca de
70 servidores municipais de Ilhabela tiveram um dia repleto de atividades voltadas para o bem-estar, saúde e meditação. As ações foram desenvolvidas pelo setor de Medicina do Trabalho, ligado à
Secretaria de Administração, e visaram proporcionar um momento de pausa e reflexão sobre a saúde mental.
As atividades desenvolvidas incluíram sessões de práticas terapêuticas japonesas como o Reiki (Fernanda Gatti), Shiatsu e Jin Shin Jyutsu (Roberta Alves), além de Ventosaterapia e Quick Massagem (Célio Amorim). Todos os terapeutas prestaram seus serviços de forma voluntária e sem custos para a administração.
O evento ainda proporcionou uma palestra sobre saúde mental com a psicóloga Leila Bengnossi e a médica Juliana Block, além de uma dinâmica de respiração para estados emocionais estáveis com Samuel Barbosa, psicólogo do setor de Medicina do Trabalho.
“Foi uma experiência incrível e gostei bastante. Já estou na Prefeitura há 10 anos e é a primeira vez que eu me lembro de ter participado de um evento voltado para a saúde mental sendo realizado pela Medicina do Trabalho. Participei da roda de conversa com o Samuel e da aula laboral e é bom sabermos que a instituição em que nós trabalhamos está atenta a esse assunto cada vez mais sério em meio ao crescimento das doenças mentais muitas vezes silenciosas, como a depressão. Espero que consigamos desenvolver ações como essa cada vez mais, porque auxilia muito na nossa saúde”, destacou a servidora Josefa Silva Dantas.
“Como servidor público e vereador, tenho muito orgulho de participar de momentos como esse. A capacitação e o cuidado com a saúde dos nossos trabalhadores refletem diretamente na qualidade do serviço que entregamos à população. Estar junto dos colegas e contribuir para fortalecer o servidor é uma das maiores alegrias da minha trajetória. Agradeço ao prefeito Toninho Colucci pelo apoio constante e por acreditar que investir nas pessoas é o caminho para uma Ilhabela cada vez melhor”, disse o secretário de Administração, Edilson Cesar dos Santos.
Sobre o Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é o nome dado à campanha de prevenção ao suicídio, que ocorre anualmente ao longo do mês de setembro e tem suas origens em 2003, ano em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Em 2015, a iniciativa chegou ao Brasil para estimular o debate sobre o tema e incentivar a busca por ajuda.