A comemoração dos 220 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, realizada na última terça-feira (3), reuniu cerca de mil estudantes durante o desfile cívico-estudantil-militar. Além dos alunos de aproximadamente 38 escolas municipais e estaduais, também participaram da solenidade
mais de 20 instituições e organizações militares, que incluíram policiais, grupos de escoteiros, projetos municipais e entidades culturais e esportivas.
Pela Rua Dr. Carvalho, no Centro Histórico de Ilhabela, passaram as mais diversas viaturas, além de um ônibus totalmente elétrico que vai circular pelas ruas da cidade em período de testes, com o objetivo de ser integrado ao sistema de transporte público municipal. O ponto alto do desfile foram as
fanfarras das escolas municipais, com ritmo e sincronia em apresentações que mesclaram música instrumental com os passos e acrobacias das porta-estandartes.
Hasteamento das bandeiras
As solenidades começaram pela manhã, com o hasteamento das bandeiras pelo Prefeito Toninho Colucci, em conjunto com os Escoteiros do Mar Maembipe, e com a presença de autoridades militares e civis da região, incluindo os prefeitos Reinaldinho Moreira de São Sebastião e Mateus Silva de Caraguatatuba.
Já no desfile, a primeira instituição a se apresentar foi a Marinha do Brasil, seguida pelo grupo de escoteiros Guaravita; o grupo de escoteiros do mar Maembipe; a Banda Militar da PM de São Paulo; o Pelotão da Polícia Militar; as viaturas da Polícia Militar; viaturas da Polícia Rodoviária; Polícia Ambiental; Corpo de Bombeiros e do 17º Grupamento de Bombeiros GBMar Salvamar Paulista; e viaturas da Polícia Civil.
Após as instituições militares, vieram as frotas da
Secretaria Municipal de Mobilidade e Segurança, da Ronda Patrimonial, da Defesa Civil Municipal, do Departamento de Trânsito, do Departamento de Fiscalização, da Secretaria de Saúde, da
Secretaria de Educação, da
Secretaria de Meio Ambiente e da
Secretaria de Serviços Urbanos.
Desenvolvimento Sustentável
Em 2025, o desfile estudantil contemplou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A apresentação abordou temas como erradicação da pobreza, energia limpa, preservação da vida na água, consumo responsável, redução das desigualdades e educação de qualidade. Participaram do desfile todas as escolas municipais e estaduais de Ilhabela, além da Apae de Ilhabela, Projeto Viva a Vida, Pés no Chão, Semear, Colégio Acei, Colégio Objetivo, Acton Academy e Associação Rugby Ilhabela.
Secretarias Municipais
A Secretaria de Esporte e Lazer abriu a ala das secretarias com cerca de 80 componentes e atletas de Ilhabela, com direito à exposição de um veleiro modelo Optmist da Escola Municipal de Vela Laers Grael (EVI). Em seguida, desfilou a Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, com 30 componentes e representantes ilustres das comunidades tradicionais.
A apresentação seguinte foi da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, com o CadÚnico, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Casa do Caiçara, Centro de Apoio Social ao Idoso (CASI), Instituto de Longa Permanência para Idosos, Lar do Ancião Feliz de Ilhabela, Projeto Viva a Vida e Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.
Na sequência, a Secretaria de Saúde entrou com a turma do Zé Gotinha, seguida pelas Oficinas da Fundaci, com 150 componentes dos diversos cursos gratuitos oferecidos. Por último, a Banda Marcial de Ilhabela, a BAMIF, encerrou com chave de ouro o desfile histórico de 220 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela.